Dicas para ter um roseiral

Resumo

Não é muito complicado ter um roseiral no seu jardim, basta estar atento a alguns mínimos cuidados. Você pode optar entre diversos tipos de roseiras: trepadeiras, silvestres, híbridas-de-chá, arbustivas, miniaturas, rasteiras, entre outras.



Passos


1

Escolha as espécies de que você mais gosta, levando em conta a área disponível, o clima e o solo. Peça conselhos em um bom viveiro.

2

As roseiras se desenvolvem melhor em um solo bem drenado, solto e fresco, em lugares com sol ou sombra moderada. Não as misture com outras plantas (no máximo, com alguma de floração anual).

3

Não as coloque grudadas à parede, exceto se forem trepadeiras. Nesse caso, dê 30 cm de distância do muro ou parede.

4

Em geral, as roseiras suportam bem a escassez de água, mas quando estão florescendo precisam de umidade para produzir flores saudáveis e perfumadas. Suspenda a irrigação durante o inverno e retome quando começarem a brotar as folhas, na primavera. A irrigação por gotejamento é ideal para as roseiras, porque este tipo de planta sofre se as folhas forem molhadas em excesso.

5

Durante a época de desenvolvimento da planta, coloque adubo orgânico, como esterco ou húmus. Quando estiverem florescendo, complemente com um adubo mineral, de preferência de liberação lenta.

6

Como norma para todas as espécies, depois de uma geada o melhor é podar a planta. Deixe três caules principais, cortando acima do terceiro botão de rosa. Corte na diagonal, inclinado para o interior da planta, acima do terceiro botão.

7

Corte também as flores quando elas murcharem. Muitas espécies darão uma nova floração.


Importante

  • O grande inimigo das roseiras são os pulgões, que se instalam no extremo das hastes mais novas e nos botões das rosas. E atrás dos pulgões aparecem as formigas, que se alimentam da excreção doce produzida por esses insetos. Para evitar as formigas, portanto, primeiro elimine os pulgões. Isso pode ser feito manualmente, com um jato de água ou borrifando água com sabão.
  • Empregue produtos fitossanitários para combater problemas como o oídio, que aparece devido ao excesso de umidade.
  • Se você quiser que as suas rosas tenham um perfume mais intenso, enterre na base das roseiras cascas de banana trituradas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.